7 de abril de 2011

2011 Pritzker Prize: Eduardo Souto de Moura


O arquitecto Eduardo Souto de Moura é o grande vencedor do Prémio Pritzker 2011.

Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Santa Apolónia)

Após o concurso lançado em Março pela Admistração do Porto de Lisboa, Carrilho da Graça  foi o arquitecto escolhido para executar o projecto de dinamização da zona. A nova obra custará cerca de 25,5 milhões de euros (Fonte: Diário da República)

O projecto do autor de alguns edifícios emblemáticos da capital - como o Pavilhão do Conhecimento dos Mares, na antiga Expo "98, ou a recente Escola Superior de Música - convenceu o júri por incluir um "edifício relativamente pequeno, com uma volumetria delicada".






Jardins Braço de Prata

Passados 12 anos em que esteve pendente na Câmara Municipal de Lisboa, os terrenos onde outrora se fabricaram armas e material bélico, “vão dar lugar a um projecto residencial de referência, voltado para o rio”.
Falamos do empreendimento “Jardins de Braço de Prata” promovido pelo Grupo Obriverca e com projecto de arquitectura assinado por Renzo Piano.
Representando um investimento de 220 milhões de euros, o empreendimento, assegura a Obriverca, “é um forte contributo para a requalificação da Zona Oriental de Lisboa”.
António Costa referiu ainda que “o atraso desmesurado na aprovação do projecto afastou, provavelmente, outros investidores, diminuiu a capacidade de atracção da capital ao investimento estrangeiro e encareceu o preço do m2 de construção, quando o objectivo da Câmara de Lisboa é precisamente o contrário, a fim de captar novos moradores para a cidade”.




Novo Centro Cultural da Fundação EDP (Belém)


A Fundação EDP acaba de anunciar a construção de um novo espaço cultural em Lisboa, mais precisamente em Belém.
O novo edifício, da autoria da arquitecta britânica Amanda Levete, deverá ser construído junto ao Museu da Electricidade e deverá estar concluído em 2013 segundo palavras do Presidente da EDP,António Mexia.

Amanda Levete, responsável pela concepção do projecto, é hoje considerada por muitos como uma arquitecta em ascenção, que fará a extensão do Museu Victoria & Albert, um dos mais importantes museus londrinos.
Para consulta do site da arquitecta:

Sede da Polícia Judiciária

A OPWAY, construtora liderada por Filipe Soares Franco, já iniciou os trabalhos de demolição e limpezas nos terrenos onde será erguido novo edifício sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, ao lado da Escola Secundária de Camões, na antiga Universidade Veterenária.
As futuras instalações - que irão concentrar todas as especializações da PJ numa única estrutura - supõem um investimento total rondando 90 milhões de euros.
A área de construção envolvida no projecto é de 90 mil metros quadrados (entre a Rua da Escola de Medicina Veterinária e a Rua Gomes Freire). A execução do projecto envolve demolições com intervenção no actual edifício da PJ, as instalações prisionais, o edifício contíguo do antigo Arquivo de Identificação e uma parcela da antiga Escola de Medicina Veterinária.
O auto de consignação da obra foi assinado ontem (quinta-feira), pelo ministro da Justiça, Alberto Martins.




Facebook Widgets